Alerta de alto risco, indicações de receitas caseiras em grupos de redes sociais.

Você sabia que a população de animais de estimação ultrapassa mais de 130 milhões no mundo e o Brasil ocupa o 4°lugar no ranking. Não há dúvidas do crescimento populacional de pets para os próximos anos.

Mas e a saúde deles, como está? Em entrevista com a Médica Veterinária Dra. Desire da Cunha Latorre Lopez, trazemos para vocês preciosas informações sobre o assunto.

Tudo está bem, e de repente seu pet apresenta sintomas como vômitos, diarréia, tosse, tremedeira e no desespero com instinto maternal utilizamos os medicamentos comuns para humanos.

Pode ser que os sintomas desapareçam no primeiro momento ou até tenha uma resolução imediata, mas muitas vezes os sintomas são mascarados. Alguns remédios humanos podem piorar muito o estado do animal e com doses incorretas pode até matá-lo.

A causa da enfermidade fica não resolvida e o pior, pode se agravar levando o animal a um quadro de intoxicação.

Com a facilidade de acesso as redes sociais,  é fácil encontrar uma postagem com os sintomas e até um vídeo do animal doente, perguntando aos amigos o que se deve fazer.

Então começa a enxurrada de opiniões, receitas caseiras e medicamentos como sugestão de uso para sanar o problema do animal.

A dra. Desire Lopez, diz que acredita que a intenção das pessoas é de ajudar, mas muitas vezes um medicamento que é receitado para um animal não se ajusta ao caso de outro, mesmo com aparente sintomas iguais. Ela acrescenta ainda, que antes da medicação, o médico veterinário realiza uma avaliação semiológica (exames e avaliações físicas para o correto diagnóstico de patologias e afins).

Essa avaliação é feita buscando informações como: temperatura, batimentos cardíacos, hidratação, tempo de preenchimento capilar, visualização de mucosas entre outros além da anamnese que é quando fazemos aquela série de perguntas sobre o animal, para reunir dados para os possíveis diagnósticos.

Caso necessário solicita-se exames laboratoriais para confirmar como está o sistema imunológico, ou seja, se há algum tipo de infecção ou anemia.

A dra. Desire Lopez diz que a lista seria grande sobre os resultados de exames, mas ressalta que apenas visualizando um vídeo ou uma foto não é suficiente para um diagnóstico e medicação para um animal corretamente.

Por maior que seja sua boa intenção de ajudar, a melhor resposta para esses posts é LEVE A UM VETERINÁRIO.

Mesmo que as desculpas sejam: moro longe, não tenho recursos para a consulta, o melhor é a avaliação de um médico veterinário.

Então a dica é reservar um valor por mês (uma poupancinha para seu filho pet) para a consulta de emergência para seu animal, pesquise na sua cidade sobre os veterinários que atendem emergência.

Assim na hora do sufoco você poderá oferecer ao seu animal o melhor pra ele?

Veja também algumas dicas de atendimento Veterinário gratuito:

Hospital Veterinário da ANCLIVEPA-SP

Unidade Zona Norte
Av. General Ataliba Leonel, 3194 Parada Inglesa São Paulo/SP
Telefone: (11) 2478-5305

Unidade Zona Leste
Av. Salim Farah Maluf, esquina com a Rua Ulisses Cruz, lado par, Tatuapé São Paulo/SP
Telefone: 2291-5159

Unidade Zona Oeste
Rua Manuel Jacinto, 249, bairro de Vila Sônia
Telefone: 11 3530-6008

Unidade Mogi das Cruzes
Centro de Bem Estar Animal fica na Estrada de Santa Catarina, nº 2.570, em Cezar de Souza, ao lado do Centro de Controle de Zoonoses
Telefone: 11 4699-1957

Unidade Distrito Federal
Parque Lago do Cortado, Taguatinga, Distrito Federal.

Maiores informações no site – http://anclivepa-sp.com.br/2015/anclivepa-social/hospital/

Créditos da imagem: Sadeugra-Getty Images

 

Repasse essa informação a todos que puderem, Vamos usar a Internet para boas causas!

IMG-20170122-WA0004
Sobre a Dra. Desire da Cunha Latorre Lopez
CRMV-SP 37382
Pesquisadora, Clinica Geral, Dermatologia e Especialista em Audiologia Veterinária.

Um grande abraço a todos!
Cissa Ferreira

Fique a vontade se quiser entrar em contato!
insta: @cissadesigner
Gmail: [email protected]

Cissa Ferreira é formada em Enfermagem e Auxiliar Veterinário, engajada em questões de ajuda animal, mantém uma ONG virtual http://www.projetocaixasurpresa.com.br além de resgatar alguns animais em situação de perigo. Promoveu vários reencontros de animais perdidos com seus donos, e bons lares para os abandonados. Também é designer e proprietária da GRAFICA.PET especializada em atender veterinários, petshops e banho e tosas com materiais gráficos e muitas ideias legais.

SITE: http://www.ProjetoCaixaSurpresa.com.br
FACEBOOK: http://www.facebook.com/ProjetoCaixaSurpresa

SITE: http://www.grafica.pet
FACEBOOK: http://www.facebook.com/graficapet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *